Iniciaremos nossa pesquisa de baixo para cima (da criança para o adulto).
Kodomo - É o tipo de mangá ou anime feito para o público infantil, os mangás kodomo também são chamados de kodomomuke e os animes chamados de kodomomuke anime em geral os mangás kodomo possuem atividades como páginas para colorir, labirintos e jogos. Kodomopossuem histórias fechadas ou com arcos muito curtos, pois crianças pequenas tem dificuldade para acompanhar histórias seriadas. Também possuem desenho e narrativa simples. Pelo mais incrícel que parece muitos jovens e até adultos gostam de alguns kodomos como o Pokemon, Astro Boy e Sonic X.
Shonen - é um gênero demográfico de mangá ou anime direcionado a jovens do sexo masculino, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária. Alguns exemplos de shounen mais conhecidos são Dragonball Z, Bleach e Death Note.
Josei - Que significa "mulher" em japonês, é a definição dada aos mangás e animes normalmente voltados para o público feminino adulto.São geralmente histórias da vida adulta com foco no cotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás shojo apresentam romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio. Suas histórias tendem a ser menos fantasiosas tanto o shojo quanto o seinen, sendo que o uso de fantasia e ficção científica é raro nos Josei. Outra característica dos Josei é a liberdade para se criar as histórias, pois não existem restrições.
Seinen - Que significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangas e animes voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos.A grande diferença entre Shonen e Seinen esta nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo pornografia e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis. Os personagens dos Seinen geralmente estão em torno dos 20 aos 40 anos e passam por problemas típicos de sua faixa etária, tendo muitas histórias se aprofundando em temas como negócios e política - que podem ser maçantes para os jovens - passando até por complexas histórias de ficção científica que exigem conhecimento universitário para se compreender.
Gekiga - É o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, por volta dos 18 aos 30 anos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios.Foi criado por Yoshihiro Tatsumi e mais tarde adotado por outros artistas japoneses de uma linha mais séria de mangá que não queriam que suas obras fossem reconhecidas como tal, numa referência quase pejorativa do termo "mangá", a que chamavam de "desenhos irresponsáveis". Assim como Will Eisner havia criado o termo graphic novel para diferenciar trabalhos mais sérios de arte sequencial dos quadrinhos comuns ou populares, esses novos artistas japoneses criaram o termo gekiga para designar trabalhos mais adultos dentro dos quadrinhos nipônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário